As cores da estrela são determinadas pela relação feita com as três gunas da tradição hindu sobre a criação e a dissolução do universo. Os três gunas - sattva, rajas e tamas - são considerados como as qualidades fundamentais da natureza.
SATTVA, são qualificados como referentes ao equilíbrio, à pureza, à tranquilidade, o modo de ser, a luminosidade, a bondade, a lucidez, tendo como exemplo a VACA, como amimal, o AMARELO e o branco, como cores, as FRUTAS, VERDURAS e LEGUMES, como alimentos. Representa a MENTE.
RAJAS, são as qualidades de energia, dinamismo, refere-se à ação, ao movimento, à violência e à paixão. Tendo como exemplo o TIGRE e o LEÃO, como animais, e o VERMELHO como cor. Representa o ESPÍRITO.
TAMAS, é o princípio da solidez, da imobilidade e da resistência, representa tranquilidade, inércia, trevas, ignorância, indolência e preguiça, podendo ser dado como exemplo a cor AZUL e LILÁS, como animal o URSO e como alimento, os ENLATADOS. Representa o CORPO.
Os três gunas estão presentes em tudo, mas um deles sempre predomina. Sattva prevalece à luz do sol, rajas num vulcão em erupção e tamas num bloco de pedra.
Swami Prabhavananda afirma que se uma quantidade suficiente de rajas for gerada, o obstáculo de tamas será superado e a forma ideal concebida por sattva será criada no bloco de granito. Este exemplo demonstra que os três gunas são necessários para qualquer ação criativa. "Sattva, sozinho", ele diz, "seria apenas uma idéia não concretizada, rajas sem sattva seria uma mera energia não direcionada; rajas sem tamas seria como uma alavanca sem um fulcro; e tamas sozinho seria a inércia."
Sattva adere à felicidade, rajas à ação, enquanto tamas, verdadeiramente encobrindo o conhecimento, adere à negligência.
A marca do VETOR GRUPO CÊNICO foi desenvolvida com base no triangulo composto pelos três gunas. Sendo acrescentada na estrela a seta de cor VERDE. Esta matiz em muitas culturas representa esperança e principalmente a natureza. Com esta conotação a utilizamos para situar homem (mente, alma e corpo) no meio em que vive, em sua NATUREZA.
Nenhum comentário:
Postar um comentário