O VETOR Grupo Cênico e o Berro Laboratório de Artes Cênicas uniram forças para realizar um trabalho que a algum tempo foi montado como "peça de finalização de curso" no Projeto Girassol da Prefeitura Municipal de Timon.
Segundo Xico Carbó (o tradutor e adaptador - integrante do Berro) O Louco e a Morte é um dos relatos da Paixão de Cristo segundo Dario Fo (In Mistério Bufo). Esses relatos, em tom de comédia grotesca e bufonesca modernizam o mistério medieval, reivindicando a essência da tradição popular italiana, carregando-os de sarcasmo e ironia ao fundir o cômico popular com tudo o que possa ser considerado "sagrado". Trata-se, segundo o próprio Dario Fo, de um convite a que possamos voltar a nos apropriar de nossa cultura para enfrentarmos hoje, de novo, a cultura erudita e acadêmica. "(...) para o povo, o teatro, especialmente o grotesco, foi sempre o meio primordial de expressão, de comunicação, de provocação e agitação de idéias. O teatro era o jornal falado e dramatizado do povo", e o autor-diretor-encenador italiano Dario Fo, prêmio Nobel de Literatura (1997), converteu-se no seu mais legítimo herdeiro.
Os Grupos, unidos para este trabalho (e futuros), contam ainda com a parceria dos músicos Arnaldo Pacovam (da banda Roque Moreira) e Jardel de Castro (recentemente importado de Pedro II-PI).
Texto: Dario Fo (O Louco e a Morte) e Luis Alonso de Santos (prólogo)
Tradução e adaptação dos textos: Xico Carbó
Tradução e adaptação dos textos: Xico Carbó
Segunda adaptação: Vetor e Berro
Direção: Vítor Sampaio
Assistente de direção: Anderson Gabriel
Elenco: Erica Smith, Vítor Sampaio, Anderson Gabriel
Músicos: Jardel de Castro, Zé Piau e Arnaldo PacovamInformações:
teatrovetor@gmail.com
Agradecimentos:
Escola Técnica Estadual de Teatro Professor "Gomes Campos"
Associação Brasileira de Documentaristas (ABD-Piauí)
Nenhum comentário:
Postar um comentário